Google+ expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 19 de março de 2012

TocaRauuuuuuuuuuuul!!!



Não há outra forma de dizer: não me lembro de ter visto, alguma vez, num show de rock qualquer no Brasil, um sujeito que, ao término de uma música não gritasse dos confins em que estivesse: "TOCARAUUUUUUUUUUUUL!!!"

Isso mesmo, escrito e falado dessa forma. Como se fosse uma única palavra. Sinceramente, não dá para entender porque essa frase ecoa, como uma tradição, em todos os shows.

No entanto, certo é entender o fascínio, a sagacidade, a simplicidade e a construção da imagem que foi feita em torno de Raul Seixas. Ele é quase um mito, lembrando que me refiro a quase, porque mitos são coisas que não existem e servem apenas como explicação não racional para determinado evento, ou fato.

Raul Seixas era um ser vivo. Não um mito. Mas através dele, na verdade, através de sua música, podemos entender um bocado do rock produzido no Brasil, através das suas letras, o inconformismo ou a inércia do cidadão comum frente as verdades incontestes que a vida apresenta.

No entanto, é através da pessoa de Raul, que se entende um bocado sobre o que a vida não deve ser. Ou seja, uma montanha russa sem freios. Vivendo, quase sofregamente, tudo aquilo que lhe era oferecido, inclusive as drogas, Raul viveu e morreu jovem. Talvez seja por isso que, mesmo aqueles que nasceram após a sua morte, ainda se encantem com aquilo que ele produziu: uma música para a vida toda. O mérito de qualquer artista é produzir algo que seja atemporal.

Neste nosso país, temos a estranha mania de colocar pessoas que se destacam por algum motivo em pedestais, para ficarem longe daqueles que construíram os pedestais, ou para permanecerem sempre naquele pedestal e perderem o contato com a realidade.Em vida, Raul Seixas jamais foi içado a qualquer pedestal. Seu sucesso sempre foi maior após a sua morte. Estranho fato que também sempre ocorre nesse país tropical: o não reconhecimento em vida.

Nesta sexta-feira estreia o documentário “O Início, O Fim e O Meio”, dirigido por Walter Carvalho, que se esforçou para mostrar, dialogicamente, todas as facetas desse poeta, cantor, compositor, ativista e ser humano chamado Raul “rock” Seixas. Raul foi tudo e mais um pouco, menos Maluco.

Vejam o Trailer oficial.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário